As portas e janelas de abrir são soberanas no mercado. É, sem dúvida, a mais comum de todas, ainda que existam infinitas diferenças de acabamento e padrão. São aquelas que utilizam dobradiças, e, em geral, conta com um batente, onde essas dobradiças são fixadas e onde a folha da porta se encaixa. Geralmente, as guarnições (aquelas peças que arrematam o encontro do batente com a parede) também fazem parte do conjunto, mas podem ser evitadas, dependendo do projeto.
A principal desvantagem é o tamanho que ela ocupa na planta, ou seja, o espaço que a folha de abrir “varre” quanto aberta, impossibilitando móveis e espaços muito apertados ao lado delas. A porta de abrir geralmente exige maçaneta ou, se desejarmos apenas um puxador, alguma mola que a mantenha fechada.
Ao comprar uma porta de abrir, sempre verifique se a qualidade da folha e do batente são boas e se a porta não é leve demais (sanduíche de madeira), o que pode acabar dando aparência de qualidade inferior ao seu projeto. As dobradiças também merecem atenção: há uma grande quantidade de marcas no mercado. Procure gastar um pouco mais numa marca tradicional. Sua porta vai durar muito mais e não ficará rangendo no segundo mês de uso.
A maior vantagem da porta de abrir é a boa vedação, o que garante qualidades térmicas e, principalmente, acústicas muito boas. Também são mais resistentes que alguns outros modelos contra arrombamentos, e, portanto, um pouco mais seguras.
Precisa saber mais sobre Portas e Janelas de Abrir?
Ligue para 71 3287-1515 ou clique no botão ao lado e fale diretamente no nosso whatsapp.